Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

25/09/2024

Você prefere praia ou piscina? E se a praia for uma piscina?

Praia ou piscina? Não é preciso escolher quando a praia é uma verdadeira piscina

Algumas praias brasileiras são conhecidas por sua calmaria. Sem ondas, parecem piscinas naturais, e não deixam a desejar na beleza, com águas transparentes e um visual deslumbrante. São ideais para quem procura um pouco de tranquilidade para curtir com a família. Algumas são acessíveis apenas de barco e têm limite de pessoas por tempo ou por dia. Veja algumas dessas preciosidades existentes no Brasil:

 

Praia do Farol – Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Vamos começar pelo Rio de Janeiro, com a Praia do Farol, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, a apenas 160 quilômetros da capital. Devido a sua paisagem cheia de dunas, a sua areia branquinha e mar azul, com temperatura média de 20ºC, rica em nutrientes e com vasta vida marinha, já foi considerada uma das praias mais perfeitas do Brasil.

O nome da praia vem da presença de dois faróis instalados na ilha. A região é protegida pela Marinha Brasileira, de tal forma que o acesso a ilha é restrito. A cada 45 minutos, apenas 250 visitantes podem ficar na praia, por conta da proteção ambiental, e a única forma de chegar ao local é por barcos que saem do cais da Praia dos Anjos; o trajeto dura cerca de 10 minutos.

 

Saco do Eustáquio – Ilhabela – São Paulo

Além da calmaria, as águas do Saco do Eustáquio estão entre as mais cristalinas da Ilhabela. É um paraíso escondido, com acesso apenas de barco. Fica protegida do mar aberto pela Ponta da Cabeçuda, que separa o Eustáquio da Baía dos Castelhanos, e pela ilha de Búzios logo à frente, o que permite formar uma grande lagoa.

É parada obrigatória dos passeios de barco que levam até a Praia de Castelhanos e fazem paradas de cerca de meia hora por ali. Perfeita para um banho de mar e mergulho de flutuação. Os visitantes que chegam de barco encontram uma pequena comunidade caiçara, que oferece opções de frutos do mar frescos. No canto esquerdo de quem olha para a praia, a subida em uma pequena elevação do morro e pedras permite uma visão panorâmica da baía de Castelhanos, Ponta da Cabeçuda, Ilha da Serraria e do próprio Saco do Eustáquio.

 

Ilha do Campeche – Florianópolis – Santa Catarina

Longe do barulho e do movimento das praias da capital catarinense, a Ilha do Campeche é um sítio arqueológico tombado como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Por conta disso, o número de turistas no local é limitado: na alta temporada, entre dezembro e março, a capacidade é de 800 pessoas por dia; na baixa, são 700 pessoas por dia.

Possui menos de dois quilômetros de extensão e uma única praia, cuja localização estratégica voltada para o continente garante mar calmo, areias brancas e tons que vão do verde ao turquesa. Para chegar na Ilha do Campeche é necessário o uso de embarcações. Ao todo, são três pontos disponíveis: na Praia da Armação, Praia do Campeche e na Barra da Lagoa. Na primeira e na última opção de como ir para a Ilha do Campeche, a travessia é feita com barcos. Já na segunda, ocorre por meio de botes infláveis.

 

Praia do Espelho – Porto Seguro – Bahia

Localizada a 30 minutos do distrito de Trancoco, é o destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. É uma das melhores praias do Brasil, tendo sido algumas vezes eleita uma das mais bonitas do mundo. As caminhadas para praias vizinhas (Setiquara, Praia do Outeiro, Jacumã e Rio dos Frades) são recomendáveis quando a maré está baixa. Têm vários mirantes acima as falésias.

É um dos paraísos mais bem guardados do Litoral Sul da Bahia e faz parte do município de Porto Seguro, localizada quase no meio do caminho entre as vilas de Trancoso e Caraíva. O lugar, também chamado de Curuípe, ainda é bem tranquilo e pode ser descrito como um discreto vilarejo à beira-mar.

 

Ilha de Areia Vermelha – Cabedelo – Paraíba

Cabedelo é município vizinho de João Pessoa, capital paraibana. Lá, encontra-se esse tesouro escondido perto da costa, que não é exatamente uma praia. Desde 2000, toda a área de preservação ambiental e beleza natural passou a ser o Parque Estadual Marinho.  Como o nome diz, o local possui bancos de areia avermelhados em toda sua paisagem, que ficam cercados por recifes de corais e piscinas naturais quando a maré está baixa.

Para chegar ao local é preciso embarcar num dos catamarãs que fazem o percurso até a Ilha de Areia Vermelha. Os pontos de saída mais perto são nas praias do Poço e de Camboinha. De dentro do catamarã já dá para curtir a vista.

Muro Alto – Ipojuca – Pernambuco

É uma das mais bonitas do estado de Pernambuco e uma extensão do litoral de Porto de Galinhas, muito procurado pelos turistas. O nome Muro Alto é por conta das dunas altas que compõem a praia, que é ótima para quem quer relaxar em frente a uma paisagem paradisíaca, com grande faixa de areia branca e cercada por manguezais e coqueiros.

A Praia de Muro Alto fica a cerca de 1 hora de carro ao sul de Recife e a 10 minutos de carro ao norte de Porto de Galinhas. Ela está ligada à Praia de Camboa ao norte e à Praia de Cupe ao sul. A partir dela dá para chegar a pé até Porto de Galinhas. Sobre as águas mansas, um extenso recife ajuda a formar uma piscina natural ao longo de toda a costa. Na maré baixa, é possível remar e observar uma variedade de peixes tropicais nas piscinas naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *