Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

19/08/2022

Tema central foi “As novas regras do transporte coletivo urbano”

Realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expocenter, o Seminário Nacional NTU 2022 levou para o debate pautas importantes para o setor de transporte público por ônibus no Brasil. O evento, que contou com a participação de 7 mil pessoas presencialmente e 5 expectadores on-line, teve como tema central “As novas regras do transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa mais acessível”.

Ao longo dos três dias, foram discutidas e analisadas questões como: o novo caminho do transporte coletivo urbano;, o financiamento do transporte público para além da tarifa; a participação de jovens empresários e executivos no setor; o futuro da mobilidade urbana no pós-pandemia, palestra mediada pela diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral; a inovação como ferramenta para recuperar a demanda, fidelizar o cliente e melhorar a qualidade do serviço; o Euro 6 e a descarbonização do ônibus urbano; nova matriz energética para a redução de emissões, e a evolução dos sistemas inteligentes de transporte e meios de pagamentos.

Na abertura do evento, o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, falou sobre os temas que seriam discutidos. “Nestes três anos de pandemia, acumulamos experiências que nos levaram a pensar em novas estratégias, capazes de suprir as necessidades de um consumidor que transformou sua jornada de deslocamento… É uma oportunidade de discutir também as diretrizes do marco regulatório; os avanços tecnológicos que nos permitem circular, de forma mais ‘verde’, com veículos adaptados e eletrificados; os benefícios dos biocombustíveis, com rota circulando e emitindo menos poluentes”, afirmou.

Publicações

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que participou da abertura de forma on-line defendeu o subsídio da tarifa de transporte coletivo urbano, que deve ser feito através de licitação em parceria com a iniciativa privada. Pacheco destacou a aprovação do auxílio federal que subsidia a gratuidade de idosos no transporte público urbano. O Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, em vídeo gravado, também falou sobre a Emenda Constitucional que autoriza o repasse da União para estados e municípios para custear a gratuidade de idosos e enalteceu a criação do Fórum Consultivo Permanente para a discussão de medidas de enfrentamento da crise da mobilidade urbana.

Durante o Seminário, foram lançadas três publicações: o Anuário NTU 2021-2022, o estudo “Financiamento da operação dos sistemas de transporte público coletivo nas cidades brasileiras”, produzido pela NTU em parceria com a CNT  e com consultores e especialistas em transporte e mobilidade urbana e que traz alternativas de fontes de financiamento para o transporte público para além da tarifa paga pelo passageiro, e cartilha das eleições “O caminho da mudança – propostas para um transporte público de qualidade e uma vida melhor”, da ANTP, que foi encaminhada às coordenações das campanhas dos candidatos às eleições para que as propostas sejam contempladas em seus planos de governo.

Palestra master

Além dos painéis, foi realizada uma palestra master sobre o que pensam e querem os candidatos para transporte público nas eleições, ministrada pelo analista de política da CNN Brasil, Iuri Pitta, e eventos paralelos, como o ANTPCafé, que também tratou das perspectivas para o Transporte Público a partir das eleições de 2022, e a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. No último dia de evento, Abrati, Anttur e Fresp abriram os debates com a palestra “Inovação com foco na sustentabilidade – a evolução do setor rodoviário de passageiros”.

Em seguida, foi a vez da UITP comandar o tema “Mobilidade urbana na América latina – cenário pós-Covid 19”. Também foram ministradas palestras sobre governança ambiental, social e corporativa (ESG), por Karisa Ribeiro, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e sobre a experiência internacional em mobilidade sustentável, ministrada por Jurandir Fernandes, da UITP. As empresas Viação Ouro e Prata, Viação Águia Branca, Expresso Itamarati, Viação Santa Cruz e o Grupo Guanabara apresentaram seus cases sobre as boas práticas do ESG.

Medalha do Mérito

A noite de 9 de agosto foi dedicada às homenagens àqueles que fizeram e fazem a história do transporte público no Brasil acontecer. A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Brasileiro 2022 condecorou oito personalidades do setor, nas categorias Especial, Empresário e In Memoriam. Entre eles, o presidente executivo da Fetranspor, Armando Guerra, na categoria Especial, o conselheiro da Federação, José Carlos Cardoso Machado, na categoria Empresário, e o ex-presidente da NTU, Otávio Cunho, falecido em fevereiro passado.

No espaço de exposição da São Paulo Expocenter, a Feira Lat.Bus Transpúblico, realizada paralelamente ao Seminário, exibiu produtos e serviços de 105 empresas do mercado de ônibus, com a participação de mais de 1.300 representantes, nos três dias de evento.

Seminário e Feira contaram com a cobertura jornalística de mais de 100 profissionais da imprensa, que geraram cerca de 250 notícias. O site da NTU também traz textos com a cobertura de todos os painéis do primeiro e segundo dia. As palestras estão disponíveis no canal do Youtube da NTU (https://www.youtube.com/user/TransporteUrbanoNTU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas