Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se11/02/2025
Laika era uma cadelinha vira-lata que andava pelas ruas de Moscou, capital da então União Soviética, em 1957. Ela tinha cerca de três anos de idade e pesava 6 kg quando foi capturada por cientistas do Programa Espacial
Soviético. O objetivo era uma experiência espacial. Ela seria a única tripulante do foguete Sputnik 2, na primeira viagem ao espaço com um ser vivo a bordo.
Naquela época, União Soviética e Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, disputavam uma corrida espacial. Com tecnologia de foguetes desenvolvida para esse tipo de teste e visando se preparar para que seres humanos fossem enviados para a órbita da Terra, os russos escolheram Laika para o experimento. A cachorrinha foi treinada para o feito.
Assim, a cadela foi lançada ao espaço no dia 3 de novembro de 1957. Após a decolagem, sua frequência cardíaca aumentou de três a quatro vezes em relação ao normal. Após permanecer em órbita da Terra por algumas horas, Laika morreu em uma explosão da Sputnik 2. A espaçonave sobreaqueceu durante a decolagem, por conta do mau funcionamento do sistema de controle térmico e de falhas na separação do satélite. Entre 5 a 7 horas depois do lançamento, os soviéticos já não recebiam mais nenhum sinal de vida da cadela.
Já se sabia que seria uma viagem sem volta. Apesar do fim trágico, o lançamento de Laika para a órbita da Terra forneceu aos cientistas informações essenciais que possibilitaram, poucos anos depois, as viagens dos primeiros astronautas. No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a viajar para o espaço. A bordo da nave Vostok 1, Gagarin deu uma volta ao redor do planeta e disse a famosa frase: “Vejo a terra, ela é azul”.
Laika entrou para a História como o primeiro mamífero a viajar para o espaço. A Rússia construiu diversos monumentos em sua homenagem. No dia 11 de abril de 2008, foi inaugurada, em Moscou, uma estátua de Laika, retratada em pé em cima de um foguete.
Deixe um comentário