Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se13/09/2023
Quem gosta de carnaval ou de cultura popular e, principalmente, se for mangueirense, não pode perder a exposição “Artesania ancestral nos 95 anos de Mangueira”, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, Centro da cidade do Rio de Janeiro.
A história de quase um século da tradicional escola de samba carioca, e do próprio carnaval, é contada através de fantasias, adereços e fotografias, desde as décadas de 1920 e 1930 até os desfiles mais recentes, na Marquês de Sapucaí. A mostra destaca o trabalho de criação dos artesãos, que são os verdadeiros artistas do carnaval.
A exposição ocupa oito ambientes do antigo casarão onde está sediado o Crab. Ao passar por eles, o visitante entra no universo verde e rosa, que surgiu do Bloco Arengueiros, das tradicionais rodas de samba e giras de candomblé. Durante todo o passeio, pode-se ouvir clássicos de Cartola e interpretações de Jamelão, dois pilares da escola, além de sambas de enredo dos últimos desfiles.
No primeiro ambiente, está montado um bar, decorado com violão, pandeiro, tamborim e diversos outros elementos, tudo no verde e rosa, fazendo referência às biroscas do morro de Mangueira. É um ótimo espaço para fotos. O ambiente seguinte traz um enorme mural com a foto da fábrica de Chapéus Mangueira, que teve sua segunda sede localizada próxima à estação de trem que deu nome à escola. Nesse mesmo ambiente, um vídeo conta essa história.
Os espaços da mostram relembram à construção da história da Mangueira, que se mistura com própria origem do carnaval de rua. Em uma das salas, estão expostas fantasias e alegorias do carnaval de 2023, quando a Mangueira levou para a avenida o enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”. Mais a frente, um corredor exibe diversos adereços de cabeça, os quais o visitante pode usar para fotos. As duas salas seguintes representam o barracão da escola, onde são confeccionadas as fantasias para os desfiles. Tipos de tecido, máquinas de costura e de estamparia, matérias para a produção de máscaras, entre outras peças, podem ser conferidos na mostra. No último ambiente a atração é uma maquete com 4 mil peças feitas á mão reproduz um desfile completo da Mangueira no Sambódromo, com a comissão de frente, alas e carros alegóricos.
Após a visita, é possível adquirir peças produzidas por artesãos empreendedores do carnaval, na lojinha que funciona dentro do Crab.
O Crab (https://crab.sebrae.com.br/) fica na Praça Tiradentes 69/71 e a exposição funciona de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita, só precisa apresentar um documento com foto.
Deixe um comentário