Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se13/08/2024
Durante a Feira de Transporte Público Lat.Bus, que aconteceu paralelamente ao Seminário Nacional NTU (Associação Nacional de Transporte Urbano), o Sest Senat proporcionou aos interessados experimentar, por meio da simulação através do uso de óculos especial, a sensação de embriaguez e/ou fadiga enquanto realizam movimentos simples, como contornar cones sinalizadores. Os efeitos descritos são: distorção visual, menor prontidão, tempo de reação reduzido, entre outros. Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona a ferramenta:
Acima: Arquimedes Celestino, um dos editores do Portal do Rodoviário, participou da experiência
Abaixo: o condutor de transporte escolar Sandro da Luz tenta não esbarrar nos cones
De 2011 a 2017, a frequência de adultos que admitem conduzir veículos motorizados após terem ingerido qualquer tipo de bebida alcóolica aumentou 16% em todo o país. No conjunto de 27 cidades, 6,7% da população adulta referiram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica. Os homens (11,7%) continuam assumindo mais essa infração do que as mulheres (2,5%).
As informações fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2017 com 53.034 pessoas maiores de 18 anos.
Deixe um comentário