Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se09/04/2024
De acordo com um levantamento realizado pelo Project Management Knowledge Base (PMKB), as frotas com até 5 anos de vida útil geram gastos com manutenções que representam 10% das despesas variáveis de uma empresa. Além disso, os custos com pneus são de 8%. Nesse aspecto, a economia com gastos de manutenção é indispensável para tornar a frota menos onerosa.
O monitoramento do estilo de condução dos motoristas é fundamental para gerar essa economia. Além disso, é preciso também investimento em manutenção preventiva, que permite detectar possíveis falhas antes delas acontecerem, da utilização de combustível de fonte confiável, e do controle de quilometragem.
A maneira como o motorista dirige o veículo é determinante para a economia de combustível e para evitar o desgaste dos pneus, que representam fatia importante das despesas de uma empresa de transportes. Acelerações bruscas, freadas e curvas muito fechadas, dirigir com o veículo desengatado e manter o RPM fora do indicado e dirigir acima da velocidade são atitudes que afetam diretamente os gastos com combustível e pneus, além de também prejudicar a vida útil das peças.
Boa parte das empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro promovem treinamentos de condução econômica para os motoristas. Nos conte aqui se você já participou de algum curso sobre isso e como o conhecimento mudou sua forma de dirigir.
Deixe um comentário