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17/10/2024

55% dos motoristas fazem uso excessivo do pedal do acelerador

Além disso 16% fazem trocas inadequadas de marcha e 10% acelerações bruscas

Segundo dados colhidos com base no monitoramento de mais de 11 mil veículos no Brasil e mais de 30 mil motoristas, a Mobs2 – empresa de Inteligência Artificial e educação adaptativa para gestão de frotas – apresenta o ranking dos problemas mais recorrentes dos condutores das empresas parceiras.

Um dos eventos mais comuns cometidos pelos motoristas é o uso excessivo do pedal do acelerador, que representa 55% das situações observadas. Além disso, quase 16% dos motoristas monitorados promovem alta rotação do motor devido a trocas inadequadas de marcha, enquanto 10% adotam acelerações bruscas. Essas práticas não apenas aumentam o consumo de combustível, mas também comprometem a durabilidade do motor e a sustentabilidade ambiental, pois elevam as emissões de poluentes.

O levantamento da Mobs2 indica que a implementação de programas de educação para o trânsito pode reduzir significativamente o número de acidentes. “Em algumas empresas, identificamos até 46 erros de condução em apenas 1 km.”, comenta Rebeca Bezerra Leite, cofundadora e sócia-diretora na Mobs2.

Inteligência Artificial a favor do condutor

A Mobs2, desenvolveu a primeira plataforma digital educacional completa para capacitar condutores, por meio de inteligência artificial, monitorando em tempo real a condução dos motoristas e apontando os pontos que devem ser melhorados. Cada motorista recebe uma seleção personalizada de cursos que irão desenvolver habilidades específicas de melhoria.

A plataforma, pioneira no Brasil, disponibiliza também testes de aprendizagens e conta com ensino on-line, contendo vídeos curtos (micro learning), dinâmicos e interativos, de modo que o motorista consiga captar e reter facilmente as principais mensagens de cada conteúdo. Do outro lado, temos as empresas acompanhando a evolução dos seus colaboradores.

“A educação no trânsito desempenha um papel fundamental na mudança de comportamento dos motoristas e pedestres”, finaliza Rebeca Bezerra Leite.

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