06/05/2025

Eletricista, músico e diácono sonha em lecionar e ajudar na formação de jovens

Davi Oliveira Vilanova, 28 anos, é eletricista, músico, integrante da orquestra da igreja Assembleia de Deus, professor de trompete e trombone de pisto, desenhista, diácono e líder de jovens na igreja, estudante do primeiro período de Marketing Digital e aluno do curso de instrutor de trânsito. Sua rotina é bem puxada. Mas, o foco em seus objetivos não o deixa desanimar. Ao contrário, motivação é o que não lhe falta.

O rodoviário começou a carreira como jovem aprendiz. Foi um ano de curso profissionalizante de elétrica veicular diesel, no Sest Senat Deodoro, e seis meses de estágio na Expresso São Francisco, empresa de Nilópolis (RJ), que logo o contratou, mantendo-o em seu quadro de funcionários até hoje. “Eu sabia a importância de ter uma profissão e abracei aquela oportunidade e fui me interessando mais e mais por eletrônica. Fui contratado como auxiliar e, aos poucos, fui crescendo na empresa, fiz vários cursos que a própria empresa ofereceu e cheguei a eletricista profissional há cerca de quatro anos”, explica. Além da manutenção dos ônibus, Davi expandiu suas atividades, se dedicando também à manutenção das câmeras de monitoramento de toda a frota. “Eu aprendi a mexer no DVR (Digital Video Recorder, aparelho que grava, armazena e reproduz imagens de câmeras de segurança) e acabei ficando responsável por isso”.

Nascido e criado na cidade de Engenheiro Pedreira, na Baixada Fluminense, Davi mora atualmente em Anchieta, com a esposa e cirurgiã dentista Thalita. De segunda a sábado, ele acorda às 5h para estar na garagem da São Francisco às 6h. Seu expediente termina às 14h20, quando volta pra casa para, logo em seguida, sair novamente, com destino ao Sest Senat São João de Meriti, onde faz o curso de instrutor de trânsito, que começa às 18h30 e vai até as 21h15. Em meio a isso, encontra tempo para assistir às aulas on-line da faculdade, dar aula particular de música, participar de apresentações da orquestra da igreja como trompetista e atender os jovens da sua igreja. Quando tem um tempo, se dedica ao desenho. “Confesso que só tenho desenhado quando quero presentear alguém”, diz. Nas folgas, ele gosta de cozinhar para a esposa, família e amigos. Sua especialidade é estrogonofe.

A música, uma de suas paixões, entrou em sua vida quando ele tinha apenas 12 anos. “Comecei num projeto da igreja criado pelo meu pai, que era pastor. A ideia era ensinar música para crianças e adolescentes e formar uma orquestra. Como filho, eu precisava dar o exemplo. Meu primeiro instrumento foi bateria, depois fui para o saxofone. Mas, me encontrei mesmo no trompete. Fui me apaixonando e me identificando com o instrumento”, conta. O interesse pela música levou Davi a alçar voos mais altos. Após passar numa prova de seleção para o curso de musicalização da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) de Nilópolis, ele se matriculou e cursou três anos. Chegou a integrar a banda da Fundação, participando de apresentações em várias regiões do Brasil e em importantes casas de espetáculo, como Teatro João Caetano e Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

Pouco antes de se formar pela Faetec, aos 17 anos, já começou a lecionar música na igreja, no mesmo projeto onde, aos 12, foi apresentado para essa arte. “Sempre aconselho os pais a colocarem seus filhos desde cedo em aulas de música para aprenderem algum instrumento. A música só nos traz coisas boas”. Ensinar parece realmente ser seu grande dom. Quando questionado sobre os sonhos para o futuro, quase todos estão ligados à transmissão de conhecimento. Um deles é se tornar instrutor de elétrica. “Quero ensinar aquilo que eu aprendi e ajudar a tirar os jovens da inércia, dar a eles a oportunidade de terem uma profissão, um norte, ajudar eles a crescerem”, afirma. Ele também sonha em atuar mais ativamente como “um grande evangelista e ganhar almas para jesus” e, por fim, ingressar na carreira militar.

4 respostas para “Eletricista, músico e diácono sonha em lecionar e ajudar na formação de jovens”

  1. Márcio disse:

    Uma pessoa incrível, meu irmão, meu amigo, só tenho a agradecer a Deus pela sua vida, que Deus lumine seus caminhos para grandes realizações e sonhos, forte abraço.

  2. Danilo Lopes disse:

    Tive a honra de trabalhar com o Davi por sete anos da minha vida e que privilégio foi conviver com alguém tão especial. Davi é dono de um coração puro, sempre disposto a ajudar e a fazer o bem. Mais do que um colega de trabalho, ele se tornou um verdadeiro irmão, alguém com quem compartilhei não só responsabilidades, mas também momentos de alegria, aprendizado e amizade. Sua presença tornou meu ciclo de amizades ainda mais valioso. Davi é, e sempre será, um exemplo de ser humano para mim.

    Amo a sua vida, meu amigo. Parabéns! Você merece todo o sucesso do mundo.”

    • rose disse:

      Que bom ler suas palavras e ter a certeza de que estamos homenageando profissionais tão queridos e relevantes na vida das pessoas.

  3. Allan Trajano Da Silva Cabral disse:

    Eu tive a oportunidade de conhecer o Davi em uma visita na empresa Expresso São Francisco e já possível identificar um grande homem de Deus e com um postura profissional invejável no qual se destaca a vontade de ensinar. Por isso eu já o recomendei fazer o curso de Instrutor de Trânsito para instruir os Jovens para o setor de Transporte. Parabéns pela trajetória. Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas