Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-seO Sest Senat Três Rios/RJ vem realizando, nos últimos meses, uma série de eventos de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA). Essas atividades fazem parte do Projeto Proteção, uma iniciativa do Sest Senat em parceria com a Childhood Brasil, que visa desenvolver ações socioeducativas para enfrentar essa grave problemática. O Projeto Proteção inclui um amplo trabalho que abrange acordos e parcerias com órgãos e empresas, capacitação de colaboradores, campanhas nacionais, produção e distribuição de materiais educativos, além da realização de palestras e rodas de conversa para sensibilizar profissionais do transporte e a comunidade.
No dia 15 de julho, foi realizado o workshop “O Papel da Rede de Proteção Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento contou com a parceria das prefeituras e secretarias de Assistência Social dos três municípios da região – Areal, Levy Gasparian e Três Rios -, que disponibilizaram suas equipes para participação. Entre os presentes estavam representantes dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente (NACA), Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Abrigo Provisório, Polícia Militar, Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Segurança Presente, além de profissionais da área da saúde, como UPA, hospitais, UBS e alunos do curso de medicina da Faculdade Suprema. O evento enfatizou a importância da Rede de Proteção na identificação, prevenção e combate à exploração sexual, além de abordar aspectos teóricos e legislativos do enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a importância do acolhimento social e psicológico para as vítimas.
O workshop contou também com a parceria do Ministério Público do Rio de Janeiro, representado pelo palestrante promotor de Justiça da Vara da Infância, Vinicius Ribeiro, pela juíza da Família, Infância e Juventude, Mara Mendonça, e pela equipe técnica de Psicologia do MP do RJ, representada pela psicóloga Selma Epifânio, que abordou a temática da escuta especializada. Além disso, a Suprema Faculdade de Medicina apoiou o evento e fomentou a participação de seus discentes. A gestora do Sest Senat Três Rios, Maristela Costa, fez a abertura dos trabalhos, e Matheus Laurini, técnico de Promoção Social do Sest Senat, apresentou o Projeto Proteção e seus pontos de atuação na região.
O primeiro evento da série sobre a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes, que vem sendo realizada pela unidade de Três Rios do Sest Senat, foi o Fórum Sest Senat de Enfrentamento à ESCA, promovido em maio e que contou com a colaboração e palestras do Ministério Público do RJ. Entre os palestrantes estavam: o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Três Rios, Areal e Levy Gasparian, Vinicius Ribeiro; a conselheira Luana Galvão, do Conselho Tutelar; o policial Chrystian Rezende Lourenço, da Polícia Rodoviária Federal, e a assistente social Alyne Silva, da Vigilância Epidemiológica. Na ocasião, em parceria com a Secretaria de Educação de Três Rios, diretores, orientadores e supervisores escolares receberam informações sobre como identificar, prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas, e sobre como denunciar e dar os encaminhamentos corretos. O evento destacou que esses profissionais da educação têm importância fundamental na rede de proteção e no enfrentamento efetivo dessa problemática.
Nas próximas semanas, o Sest Senat Três Rios/RJ realizará ações de conscientização nas escolas do município, além de atividades em empresas privadas, reforçando o compromisso contínuo com a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.
Deixe um comentário