Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se03/09/2024
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com MetrôRio, SuperVia e Riocard Mais, vai unificar os cartões do Vale Social, para facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais, melhorando a experiência no uso do benefício. A mudança vai ocorrer a partir de 1º de outubro, quando os novos cartões já serão emitidos neste formato. Até lá, os atuais cartões poderão ser usados normalmente. A secretaria trabalha para que 64 mil beneficiários estejam com a nova versão unificada até dezembro.
Atualmente, o beneficiário do Vale Social usa até quatro cartões diferentes para embarcar nos transportes, o que dificulta a identificação e o manuseio. Com a unificação, a igualdade e a inclusão serão asseguradas, permitindo que um único cartão seja utilizado tanto no metrô, quanto nos trens, barcas e nos ônibus/vans intermunicipais – respeitando o tipo de transporte concedido de acordo com cada caso -, dando mais comodidade a quem usa o Vale Social. Além da praticidade, o novo cartão emitido pela Riocard Mais inclui leitura em Braille, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
Outra vantagem da unificação dos cartões do Vale Social é a garantia de um sistema integrado e um monitoramento eficaz, já que será mais fácil detectar possíveis fraudes e assegurar que os recursos do Estado sejam destinados adequadamente a quem tem direito ao benefício.
Os beneficiários que utilizam somente metrô e/ou trens terão que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard Mais. A troca vai ocorrer exclusivamente na sede do Vale Social, que foi reformada e ampliada, e será reaberta para receber o público.
Para os que já têm o cartão da Riocard Mais, utilizando o benefício do Vale Social nos ônibus/vans intermunicipais e nas barcas, a atualização será automática. Basta que o usuário use seu cartão normalmente nos validadores da Riocard Mais, e a unificação será efetivada de forma gradativa. Neste caso, passará a valer apenas o cartão da Riocard Mais em todos os modais, e os cartões específicos das concessionárias serão desativados.
Para organizar e atender da melhor forma os beneficiários, a Setram, por meio da Coordenadoria do Vale Social, elaborou um cronograma, que será divulgado em breve, tendo como base o mês de nascimento de cada usuário. O processo será iniciado em 1º de outubro e finalizado no dia 20 de dezembro.
Cabe lembrar que o calendário estabelecido vale tanto para os usuários que precisam efetuar a troca para o cartão unificado da Riocard Mais quanto para os que já têm o cartão da Riocard Mais e somente farão a atualização em qualquer validador da empresa.
O Vale Social é um benefício concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, que oferece gratuidade em transportes de concessão estadual nos ônibus intermunicipais, no metrô, nos trens e nas barcas. É destinado a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção pode acarretar risco de morte.
Vai ser muito útil essa mudança, vai ajudar muitas pessoas, Eu sou um que vai ficar muito feliz em ter só um cartão vale social.
Minhas filhas possuem só o riocard especial, elas terão que trocá-los também?
Cara Ivanilda, se o cartão das suas filhas for o VALE SOCIAL, para uso em ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS, TRENS, METRÔ E BARCAS terá que ser trocado. Se for o CARTÃO ESPECIAL, válido para os ônibus de um município específico, como Rio de Janeiro ou São Gonçalo, por exemplo, não terá que ser trocado.
Eu queria saber sou PNE tenho cartão urbano,trem, metrô e barca também tenho que trocar
Caro Eldomir. Terá que trocar sim.
Eu agradeço por mais uma vitória conquistada pelo nosso governo brasileiro.