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Cadastre-se29/08/2024
A priorização do transporte público coletivo sobre o individual tem sido uma das pautas mais constantes e importantes do setor de mobilidade urbana no Brasil ao longo de décadas. O tema se tornou mais urgente nos últimos anos, devido ao crescimento da população e consequentemente da frota de veículos – segundo o IBGE, entre 1950 e 2018, a população brasileira aumentou em quatro vezes, passando de 52 para 210 milhões de habitantes; por outro lado, dados do Detran informam que a frota de veículos ampliou em 292 vezes, registrando em 2024 cerca de 80 milhões de carros, picapes e utilitários; incluindo motocicletas, ônibus, caminhões, tratores e reboques o número aumenta para 115 milhões.
Nos centros urbanos, o resultado desse enorme volume de veículos nas ruas, unido à falta de planejamento das cidades para a melhoria da mobilidade, são os engarrafamentos intermináveis, horas de vida perdidas no trânsito, poluição do ar e sonora, causando danos à saúde das pessoas, sem falar em problemas como estresse, cansaço físico e mental e até distúrbios do sono. A conscientização sobre o tema é fundamental para que a sociedade possa cobrar políticas públicas que incluam investimentos em corredores exclusivos e faixas preferenciais para ônibus e sistemas de integração, visando ao bem-estar de todos.
Formatos lúdicos e didáticos
A Semove, que sempre assumiu uma posição proativa acerca da priorização do transporte coletivo, tem usado suas redes sociais para promover campanhas de informação e conscientização da população do estado do Rio de Janeiro sobre o assunto. A mais recente, que está no Instagram, destaca a importância das faixas preferenciais e utiliza filmes de animação. As campanhas desta rede social, como a do Bilhete Único Intermunicipal e a do carnaval, têm adotado formatos mais lúdicos e didáticos, com memes e desenhos animados, numa linguagem melhor adaptada ao público que mantém perfil na plataforma.
A primeira postagem da campanha sobre priorização do transporte por ônibus, de 1º de julho, no Instagram da Semove (@semove.rj), mostra um diálogo em desenho animado entre dois usuários de ônibus, no qual uma passageira, olhando o tráfego pela janela, reclama para o colega ao lado: “eu nem lembro qual foi a última vez que eu cheguei em casa a tempo de pegar as crianças acordadas”. O homem então faz a defesa das faixas preferenciais, dando exemplos de cidades que adotam a medida. Em seguida, entra a voz do locutor propondo mais faixas preferenciais nas cidades fluminenses, visando a diminuição dos engarrafamentos, mais organização no trânsito, menos acidentes, menos tempo nos deslocamentos e mais tempo com a família. No final, convoca as pessoas a cobrarem por esse direito.
Mais leveza e muita informação
A campanha segue com outras três publicações dentro da mesma proposta, de postagens mais leves, porém com muita informação. No segundo post, o diálogo inicial se dá entre duas passageiras imaginando como seria bom se não pegassem congestionamento. À frente delas o motorista ouve a conversa e também pensa nas vantagens. O terceiro post sai do cenário do ônibus e mostra uma mulher dentro da academia reclamando para um colega que gostaria de ter chegado mais cedo e dizendo que sempre cobra dos governantes a implantação de faixas preferenciais. Já na quarta publicação um aluno chega atrasado em sala de aula e se desculpa com o professor explicando que, apesar de ter saído cedo de casa, mora longe e precisa atravessar o trânsito da cidade. O mestre aproveita para dar uma pequena aula sobre faixas preferenciais e o locutor encerra falando sobre como a rapidez dos ônibus é importante para que sobre tempo para investir em conhecimento.
Segundo a gerente de Comunicação Institucional da Semove, Verônica Abdalla, a realização de campanhas nas redes sociais tem sido uma ferramenta fundamental para levar conhecimento sobre mobilidade urbana para a população e trazer os usuários de ônibus para perto das empresas e dos trabalhadores rodoviários. “A cada dia torna-se mais essencial essa atuação direta com o público através das redes sociais. A Semove, como representante das empresas de ônibus do estado do Rio, procura utilizar suas redes para explicar o que é uma mobilidade urbana de qualidade para todos”, diz. Sobre a campanha das faixas preferenciais, Abdalla defende que o recurso da animação garante leveza às postagens e atrai a atenção do público.
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