Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

18/09/2023

Rio Ônibus participa de ações pela Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro, contará com diversas ações educativas na cidade do Rio, promovidas pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Ação Comunitária, e parceiros. O Rio Ônibus está participando das atividades ao lado do Detran-RJ, Sest Senat, Cet-Rio, Consulado Geral dos Estados Unidos e Tembici.

Uma das ações é a divulgação em mais de 1000 ônibus da campanha “Viva Sem Carro”, através de busdoor, por todas as regiões da cidade, desde o início de setembro. A ideia é dar maior visibilidade ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), quando a população é convocada a deixar os veículos motorizados em casa e refletir sobre o uso excessivo das conduções particulares. O excesso de carros nas vias ocasiona congestionamentos e eleva o uso de combustíveis poluentes e a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. O movimento estimula as pessoas a pensarem em alternativas de transporte mais sustentáveis, que podem ser adotadas durante todo o ano, como fazer deslocamentos a pé e o uso de bicicletas, mais benéficos à saúde da população e ao meio ambiente. Além destes, os transportes coletivos como os ônibus, trens e metrô são mais adequados ao espaço urbano para atividades diárias.

Outra atividade foi a inauguração, dia 18, da exposição “A Caminho da Escola 2.0: Mapas de Risco”, que fica aberta para visitação até o dia 25, quando encerra a Semana Nacional de Trânsito. A entrada é franca e a mostra funciona das 9h às 17h, no térreo do CASS (Centro Administrativo da Prefeitura do Rio), na rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova.

O Mapa de risco é uma das etapas do Programa A Caminho da Escola 2.0, realizado pela Cet-Rio, em parceria com a secretaria municipal de Educação e subprefeituras. O desenho é feito pelos alunos, sob a orientação dos professores, a partir da observação do trajeto casa-escola-casa. Os estudantes apontam os riscos para a segurança no trânsito e sugerem soluções. Essas informações fornecidas pela comunidade escolar servem de base para a elaboração do projeto de intervenções urbanísticas no local para, depois, ser executado por equipes da Prefeitura.

No dia 22, está marcada a “Pedalada Dia Mundial Sem Carro”, com concentração às 8h, na Quinta da Boa Vista, na estátua de Pedro II, em frente ao Museu Nacional. O ponto de chegada será no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Qualquer pessoa pode participar da pedalada, mediante inscrição via formulário (https://forms.gle/LpCerogzZk6YGCwz8), que pode ser realizada até o dia anterior (21) ou até esgotarem as vagas. Os inscritos deverão utilizar sua própria bicicleta ou alguma do plano de bicicleta compartilhada (Tembici), nas proximidades do evento.

Ainda na Quinta da Boa Vista, a partir das 8h30, haverá apresentação de peça teatral educativa do Programa A Caminho da Escola 2.0, com a presença de turmas da Escola Municipal Mestre Waldemiro. Em seguida, haverá premiação (com bicicletas) de alunos de escolas municipais, contemplados pelo concurso de desenho do Dia Mundial Sem Carro, a partir do resultado da votação popular encerrada dia 15 de setembro. O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, e o da CET-Rio, Joaquim Dinis, participarão do evento.

O Rio Ônibus estará presente também no Parque Madureira, dia 20, a partir das 10h, realizando a Dinâmica do Ponto Cego, que convida motociclistas, ciclistas e pedestres a se sentarem na direção do motorista de ônibus para observar a partir de que ponto, na lateral do veículo, eles se tornam invisíveis.  Ainda no Parque Madureira, estão previstas atividades de educação para o trânsito com distribuição de materiais educativos e coletes refletivos para motociclistas, realizadas pela CET-Rio; dinâmicas educativas e simulações de situações reais, realizadas pela Operação Lei Seca/Detran-RJ; atividade educativa com jovens aprendizes, realizada pelo Sest Senat, com apoio da secretaria municipal de Ação Comunitária.

Também haverá inauguração de intervenções urbanísticas do Programa A Caminho da Escola 2.0, nas proximidades de escolas municipais contempladas pelo Programa, apresentação de teatro para as crianças, com comentários sobre os resultados do trabalho executado nas vias, e entrega de certificado de participação à direção da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas