22/06/2026

Grupo de busólogos realizam exposição de ônibus em Duque de Caxias desde 2024

Exposição de ônibus organizada por busólogos em 2024
A cidade do Rio de Janeiro celebra, em 22 de junho, o primeiro Dia do Busólogo, instituído pela Lei nº 9.418/2026. A data passa a integrar o Calendário Oficial do Município e tem como objetivo reconhecer a contribuição dos admiradores de ônibus para a preservação da memória e da cultura do transporte público local.
Os busólogos são cidadãos apaixonados pelo universo do ônibus e conhecedores da história do setor. Eles fazem fotos de frotas, catalogação de modelos, identificação de linhas e documentação do sistema de mobilidade.
O município conta com cerca de 4 mil ônibus em operação. Segundo representantes do Rio Ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, as atividades dos busólogos auxiliam na

Exposição de ônibus organizada por busólogos em 2025
manutenção da identidade urbana.
Além de colecionadores e observadores, eles são parceiros do serviço de transporte por ônibus na medida em que utilizam canais em redes sociais e aplicativos de mensagens para orientar passageiros sobre trajetos e itinerários.
O interesse pelo setor também motiva o ingresso profissional de muitos jovens busólogos no mercado de trabalho da mobilidade urbana, em funções diversas funções disponíveis nas empresas de transporte por ônibus.

Exposição de ônibus organizada por grupo de busólogos
Deixe um comentário