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Cadastre-se23/08/2024
No dia 19 de agosto de 2024 a Prefeitura do Rio inaugurou uma motofaixa experimental na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, na Lagoa-Barra. A operação começou e a velocidade máxima será de 60km/h, enquanto nas demais pistas o trânsito seguirá a 80km/h. O objetivo é reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, que são 44% das vítimas nessa via. A iniciativa é inspirada no projeto Faixa Azul da capital de São Paulo, criado em 2022.
A prefeitrua informa que o uso da motofaixa não será obrigatório, mas pode contribuir para organizar o trânsito nos momentos de engarrafa- mento da via. Os demais veículos também poderão cruzá-la durante a troca de faixa de rolamento. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes detalha que a motofaixa terá dois quilômetros de extensão e 1,3 metro de largura. Ela ficará no meio da pista, sinalizada com a cor azul e será apenas no sentido da Lagoa. A marcação começa a 80 metros da Rua Princesa Diana de Gales e termina 40 metros antes do Viaduto Mestre Manuel, ambos em São Conrado. Placas vão orientar os usuários com dizeres como “Cuidado ao mudar de faixa” e “Trânsito lento; utilize a motofaixa”.
O texto ressalta que a medida visa a cumprir artigo da Lei nº 14.599, de 19 de junho de 2023, que estabelece a redução à metade, no mínimo, do número de mortes e lesões em acidentes até 2030. A meta faz parte da campanha “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021.
De acordo com o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, o modelo de motofaixa paulista vem sendo analisado pela companhia desde o ano passado. “Tivemos diversas reuniões com representantes de lá e, este ano, fomos à cidade de São Paulo ver as avenidas com o Faixa Azul. Temos convicção, em cima dos dados que temos, de que vai dar certo. O principal objetivo é reduzir os acidentes com motociclistas e, pela experiência paulista, tem funcionado”, comentou.
O presidente da CET-Rio informou que a Autoestrada Lagoa-Barra já tem radar capaz de medir a velocidade máxima de 60km/h na motofaixa. Além disso, enfatizou que este é um projeto experimental. Serão cerca de quatro meses de testes e análises. Caso tudo dê certo, a próxima avenida a receber a faixa será a Rei Pelé, um trecho da Radial Oeste, na Tijuca.
A implementação da motofaixa na Lagoa-Barra não foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito, violando regulamentações. CET-Rio enviou solicitação, mas sem autorização oficial. Irregularidade pode levar à suspensão do projeto. Vereador destaca necessidade de adequação legal para evitar contestações judiciais.
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