26/06/2026
Os ônibus municipais do Rio de Janeiro deixarão de aceitar dinheiro como forma de pagamento a partir deste domingo (28). A medida, anunciada pela Prefeitura em 12 de maio de 2026, visa modernizar o sistema de bilhetagem eletrônica da cidade e extinguir o uso de papel-moeda nos coletivos, onde 96% das viagens já são pagas por meios digitais.
A data também determina o fim do cartão avulso verde para a obtenção dos benefícios de integração tarifária do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM). A partir de domingo, os passageiros precisarão utilizar o aplicativo Jaé ou o cartão preto do novo sistema para garantir os descontos nas integrações. O cartão verde continuará funcionando apenas para cobrança de viagens unitárias e recargas.
Com o encerramento do pagamento em dinheiro, os usuários da capital fluminense deverão quitar a tarifa por meio do cartão Jaé, do aplicativo oficial ou via PIX diretamente nos validadores dos ônibus. A modalidade PIX, disponível em toda a frota municipal, registra um tempo médio de 27 segundos por transação, mas serve somente para viagens unitárias, sem direito à integração.
Para atender a demanda e facilitar a transição dos passageiros que compõem os 4% que ainda utilizavam dinheiro, a administração municipal ampliou a rede de atendimento do Jaé para cerca de 1.600 pontos ativos. O serviço inclui bilheterias, máquinas de autoatendimento em estações do BRT, VLT e metrô (no trecho entre Jardim Oceânico e Botafogo), além de estabelecimentos credenciados e mais de 500 bancas de jornal espalhadas pela cidade. A orientação da Prefeitura é que os usuários realizem o cadastro no novo sistema pelo aplicativo ou nos postos físicos para evitar a perda dos benefícios tarifários.
Deixe um comentário