15/05/2025

Novo terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz deve ficar pronto em 2027

Com investimento de R$ 74,2 milhões, o terminal terá capacidade para 14 ônibus articulados, além de ônibus convencionais e vans

O Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está com obras em andamento e tem previsão de conclusão em até dois anos. Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o projeto é executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e ocupa uma área superior a 13,2 mil metros quadrados.

O novo terminal será construído em três pavimentos, todos planejados para aproveitar iluminação e ventilação naturais, garantindo maior sustentabilidade e economia de energia. A estrutura terá capacidade para acomodar até 14 ônibus articulados do sistema BRT, além de 10 ônibus convencionais e 8 vans.

Durante visita às obras, o prefeito em exercício Eduardo Cavaliere destacou a importância do empreendimento para a mobilidade da região: “Este terminal vai integrar o BRT, as linhas regulares e as vans, conectando Santa Cruz a toda a cidade. Essa expansão reforça a transformação do BRT nos últimos anos, com o aumento da frota e melhorias no sistema que elevaram o número diário de passageiros de 120 mil para 580 mil.”

O terminal também contará com área de estar com bancos e jardins no pavimento superior, lojas comerciais no nível inferior, rampas de acessibilidade em todos os acessos, bicicletário com 300 vagas e estacionamento para 105 carros e 50 motos. Além disso, estão previstas obras para implantação de pistas exclusivas para ônibus BRT e intervenções viárias em ruas próximas para melhorar o tráfego local.

Ao ser inaugurado, o novo terminal substituirá a atual estação Santa Cruz, que será desativada. A prefeitura ainda não definiu o destino do terreno da antiga estação.

Este será o quinto terminal construído pela atual gestão no corredor Transoeste, integrando um esforço contínuo para revitalizar e ampliar o sistema BRT da Zona Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas