Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

07/01/2025

Maior projeto de mobilidade de São Gonçalo deve ficar pronto este ano

Após quase dois anos desde o início das obras, o MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), em São Gonçalo, deve ser finalizado este ano. Considerado o maior projeto de mobilidade urbana da cidade, o corredor tem investimento de mais de R$ 300 milhões e está com 43% de suas obras concluídas. O projeto inclui, além da criação de corredores preferenciais para ônibus, ciclovias e intervenções urbanísticas, como novas praças e áreas de convivência.

Os corredores expressos adotarão o sistema BRS (Bus Rapid Service) e ficarão ao longo do traçado da antiga via férrea. Diferente do BRT (Bus Rapid Transit), não haverá veículos exclusivos ou separação completa do trânsito, e ônibus municipais e intermunicipais poderão circular nas novas faixas. São 18 quilômetros de extensão que ligarão os bairros de Neves e Guaxindiba, passando por 13 localidades, incluindo a região central de São Gonçalo. Cerca de 120 mil passageiros por dia deverão ser atendidos, em 31 estações, divididas em seis trechos: Neves-Porto Velho, Porto Velho-Camarão, Região Central, Estrela do Norte-Trindade, Trindade-Jardim Catarina e Jardim Catarina-Guaxindiba.

O empreendimento está sendo realizado pela Secretaria de Estado das Cidades em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. Segundo a secretaria, o MUVI causará um impacto positivo na mobilidade urbana do município, sendo um passo importante para integrar o transporte público em São Gonçalo e modernizar a infraestrutura viária. Além disso, a implementação de espaços públicos e áreas verdes faz parte do compromisso de requalificação urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas