Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se13/12/2023
Ao longo de 2023, a Feira de Empregabilidade do Sest Senat possibilitou a mais de 4,2 mil pessoas a chance de disputarem milhares de vagas de trabalho disponibilizadas por empresas de transporte e de outros segmentos econômicos. Realizada nas cinco regiões do país, a iniciativa viabiliza a aproximação entre pessoas que estão à procura de emprego e empresas que buscam profissionais qualificados com perfis adequados para atenderem às suas demandas.
Esse foi o caso da Auto Viação 1001. Em virtude da Feira de Empregabilidade realizada na unidade do Sest Senat de Deodoro (RJ), a empresa admitiu cinco motoristas, dentre os quais uma mulher. Segundo o analista de RH da transportadora Luís Soares, a contratação de uma profissional do sexo feminino foi muito importante, já que a empresa deseja aumentar o número de profissionais mulheres à frente do volante. “Essa iniciativa do Sest Senat foi um divisor de águas para o nosso setor, já que, antes, não havia uma feira voltada para o público específico do transporte. Aqui, conseguimos reunir transportadoras que ofertam vagas. Esse foi um passo muito importante, especialmente em razão da dificuldade que o setor tem de contratar mão de obra”, afirmou. Soares conta que, “em apenas dois dias, a Auto Viação 1001 atendeu 380 pessoas, seja pegando currículos, fazendo pré-entrevistas e realizando agendamentos de testes práticos. O sucesso da feira foi tão grande que, em dezembro, vamos admitir mais profissionais para trabalharem na área comercial, na rodoviária Novo Mundo, no Rio de Janeiro”.
A satisfação resultante da feira não se restringe apenas às empresas que conseguiram preencher as suas vagas. Ela chega também a pessoas contratadas, como Rafaela Bittar. “Eu estava desempregada havia um ano e um mês. Não conseguia emprego de jeito nenhum e já pensava em desistir. Foi quando vi, na TV, sobre a Feira de Empregabilidade. Fui lá e consegui um emprego”, contou a mais nova operadora de caixa de uma das unidades da rede de supermercados Açaí, localizada na capital do estado de Goiás, Goiânia. “O Feirão do Sest Senat de Goiânia (GO) fez a diferença na minha vida”, finalizou a entusiasmada Rafaela Bittar.
Neste ano, 151 empresas participaram das sete edições regionais da Feira de Empregabilidade, realizadas nas unidades do Sest Senat de Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Deodoro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Goiânia (GO) e Contagem (MG).
Para o gestor da unidade de Contagem (MG), Geraldo Magela Malta, a Feira de Empregabilidade contribui para o sucesso tanto das empresas parceiras como das pessoas que passam por lá. “Essa iniciativa é uma importante porta de entrada para as transportadoras e empresas de outros segmentos, principalmente da área de Recursos Humanos, que acabam se aproximando mais do Sest Senat e conhecendo o nosso potencial para aumentar a competitividade e a eficiência das empresas. Além disso, os candidatos ou saem de lá com um emprego ou com o entendimento sobre as qualificações necessárias para conseguirem a vaga almejada”, explicou. Segundo ele, “muitas vezes, quem disputa as vagas oferecidas não tem a mínima noção das qualificações necessárias para ser um bom concorrente”.
Nesse sentido, a instituição também pode ajudar, já que as unidades distribuídas por todo o Brasil ofertam capacitações profissionais com as qualificações exigidas. “O Sest Senat é reconhecido pela excelência em educação profissional por meio da oferta de cursos ministrados por professores com experiência no mercado de trabalho. Portanto, com iniciativas como a Feira de Empregabilidade, a nossa instituição contribui, também, para a geração de emprego e renda para o país”, explicou a gerente executiva de Negócios e Serviços Corporativos do Sest Senat, Luciana Malamin. Segundo ela, “a entidade objetiva contribuir não apenas para que as pessoas ocupem uma vaga de trabalho, mas, também, para que mantenham os seus empregos, desempenhando, com profissionalismo, as funções segundo a demanda dos empregadores”.
O Sest Senat oferece formação nas áreas de transporte, gestão de negócios, segurança, logística, tecnologia e saúde. Há três opções: aulas presenciais em uma das 164 unidades operacionais da entidade; webaulas (aulas ao vivo com instrutores); e cursos online para quem deseja estudar no local e no momento mais oportuno. Para saber mais, clique aqui.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Deixe um comentário