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23/08/2024

Detro-RJ promove consultas públicas sobre a licitação das linhas de ônibus intermunicipais

Eventos foram transmitidos ao vivo e podem ser visto integralmente no canal do Detro-RJ no YouTube

O Detro-RJ deu um passo importante para a mobilidade e a transparência pública fluminense, ao realizar três reuniões de consulta pública sobre a modelagem do edital de licitação dos transportes intermunicipais por ônibus do estado. As consultas públicas foram transmitidas ao vivo por meio do canal do órgão no YouTube (https://www.youtube.com/@tvdetrorj8822), nos dias 15, 21 e 22 de agosto de 2024.

 

A série de três encontros on-line reuniram técnicos do departamento, representantes do consórcio de consultoria Logit/Oficina/Sinergia (responsável, junto ao Detro-RJ, pela modelagem da licitação), integrantes do Ministério Público, acadêmicos e outras autoridades, além de Francisco Christovam, diretor executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e de vários empresários do setor. O tema foi a prestação de contas das medidas e regras já definidas para o modelo de licitação, e o espaço também esteve aberto à população, que podia interagir e acompanhar a transmissão em tempo real.

Todos os comentários do público, incluindo dúvidas, críticas e outros tópicos, serão reunidos e respondidos por meio de uma ata oficial da reunião, que será publicada no site institucional do Detro-RJ. Já as sugestões serão encaminhadas à equipe responsável e, caso se mostrem viáveis, poderão ser incluídas no edital do processo.

Licitação das linhas intermunicipais

A etapa de transparência por meio da consulta pública será uma das últimas fases do processo de licitação de todas as 1.100 linhas intermunicipais rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro, iniciativa da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ), organizada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ).

Com a licitação, os serviços deixarão de funcionar em regime de permissão, passando a cumprir regras de qualidade mais rígidas e claras, tornando a fiscalização mais eficaz, além de aprimorar os serviços para a população.

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