07/05/2025
O Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas espanholas Ohla e Copasa, será responsável por uma das obras mais aguardadas do setor rodoviário fluminense: a nova subida da Serra de Petrópolis, na BR-040. Prevista para ser entregue até 2029, a intervenção deve transformar o fluxo logístico entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, garantindo mais segurança, eficiência e conforto aos usuários da estrada.
A atual subida da serra é um dos pontos mais congestionados e perigosos da BR-040. A nova via, com traçado duplicado e túnel principal de 4,62 km, pretende eliminar gargalos históricos no transporte de cargas e passageiros. O projeto também inclui mais duas passagens subterrâneas na descida da serra, o que deve equilibrar o tráfego nos dois sentidos.
O investimento total do consórcio será de R$ 8,84 bilhões ao longo de 30 anos, com foco em obras nos primeiros anos da concessão. A expectativa é de que o projeto gere mais de 72 mil empregos e promova ganhos logísticos concretos, principalmente para empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e operadores que atuam entre os dois estados.
Com a melhoria no trecho entre Juiz de Fora e o Rio, a BR-040 tende a se consolidar como um dos principais corredores logísticos do Sudeste. A rodovia é fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial do interior de Minas e do Centro-Oeste em direção ao Porto do Rio de Janeiro.
Além da nova subida, a concessão prevê sistemas modernos de operação, como iluminação por LED, monitoramento em tempo real e a instalação de Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros. Essas melhorias devem aumentar a segurança viária e as condições de trabalho dos profissionais da estrada.
Foto: Luiz Siqueira/MT
A presença de três consórcios no leilão — incluindo as espanholas Sacyr e a EPR — reflete a confiança internacional no setor de infraestrutura brasileiro. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o sucesso do certame reforça a atratividade dos projetos nacionais e a segurança jurídica oferecida pelo país.
Para o estado do Rio de Janeiro, a nova subida da Serra de Petrópolis representa uma vitória estratégica. Ao modernizar um trecho crítico, o projeto deve atrair novos investimentos, reduzir custos logísticos e melhorar a conectividade entre a capital fluminense e importantes polos econômicos e turísticos da Região Serrana.
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