Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se09/09/2024
Será nos próximos dias 16 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções da Firjan, a 9ª Conferência Cidades Verdes, que terá como tema “A transição energética e as cidades”. Durante o evento, organizado pelo Instituto Onda Azul e que tem o apoio da Semove, o uso do combustível fóssil nos transportes estará na berlinda de gestores públicos e especialistas que vão discutir temas da sustentabilidade urbana. O objetivo da Conferência é alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG e à Agenda 2030, o plano de ação assinado por países-membros da ONU.
A primeira mesa de debates, sobre “Transporte sem emissões, meta da missão 1.5”, contará com a participação do gerente de Planejamento e Controle da Semove, Guilherme Wilson, além da professora Andrea Souza, do Programa de Engenharia de Transportes, da Coppe/UFRJ, da diretora executiva do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke, do gerente de Desenvolvimento Urbano do ITDP, Iuri Moura, e de Daniel Ribeiro, da Volkswagen. A mediação ficará a cargo do jornalista Agostinho Vieira.
Ainda no primeiro dia de Conferência, outras três mesas discutirão os seguintes temas: O papel do cidadão comum na eficiência energética, Impacto positivo: como a indústria pode e deve entrar na convocação, e Reuso da água e as Cidades Inteligentes. O segundo dia também contará com quatro mesas, onde serão debatidos os temas: Modelos de negócios para a transição energética das cidades, O impacto socioambiental das diversas formas energéticas, A era dos combustíveis fósseis está mesmo no fim?, e O presente e o futuro do hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Durante o evento, será lançada a nova marca do Selo Verde, convênio entre a Semove, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte do Sistema Transporte (CNT, Sest Senat e ITL). O objetivo da mudança na marca é dar mais visibilidade ao Selo nos ônibus que são aprovados nas medições das emissões e chamar a atenção da sociedade para o trabalho ambiental realizado pelo setor de transporte há cerca de 30 anos.
Para a abertura, estão previstas as presenças do secretário do Ambiente e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, da socióloga e pesquisadora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aspásia Camargo, do diretor executivo do Onda Azul, André Esteves, e do presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, Mauro Ribeiro Viegas Filho.
A Conferência Cidades Verdes envolve poder público, iniciativa privada e academia. Segundo o diretor executivo do Instituto Onda Azul, André Esteves, “o Cidades Verdes tornou-se um espaço de convergência dos debates sobre as cidades do futuro e da construção de um mundo mais sustentável”. O foco este ano será nos esforços que cidades no mundo estão fazendo ou deixando de fazer para descarbonizar suas economias, não só nos transportes públicos, mas em vários setores.
Confira a programação detalhada da 9ª Conferência Cidades Verdes e se inscreva gratuitamente para acompanhar o evento no site www.cidadesverdes.com.
Deixe um comentário