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Cadastre-se27/04/2023
A Mercedes-Benz do Brasil acaba de criar a campanha “Coletivo de Respeito”, com a participação de vários parceiros e que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. Para isso, o acolhimento e proteção às vítimas serão feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos. Desde 2020, as “Justiceiras” já atenderam mais de 13.500 vítimas, contando para isso com aproximadamente 15.000 mulheres voluntárias cadastradas.
A equipe interna de voluntários na Mercedes-Benz do Brasil é formada por 22 líderes de todas as diretorias da Empresa, dos quais seis são responsáveis pelas ações diretas do Coletivo de Respeito. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer. “Esse comprometimento está totalmente alinhado ao posicionamento da nossa unidade de ônibus: Pensando no coletivo. Pensando no futuro!”.
A campanha Coletivo de Respeito conta a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu todo apoio ao processo de condução e aprovação do projeto, bem como à interface e governança do tema externamente junto a autoridades governamentais e outras empresas.
Considerando horas de coordenação, contratação, governança, recursos internos de Marketing e outras atividades, a Mercedes-Benz do Brasil contribuirá com o equivalente a R$ 1,4 milhão, sem envolvimento de valor monetário. Além disso, estão previstas doações de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o Coletivo de Respeito fortalece o compromisso da marca em dar, cada vez mais, voz às mulheres no transporte. “Nós já contamos com o Movimento A Voz Delas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”, diz ele. “Começamos em 2019 com o segmento de caminhões e estamos ampliando o alcance dessa iniciativa com o envolvimento de mulheres que atuam no setor de ônibus. Essa nova ação, que cria um canal de denúncia e proteção contra o assédio no transporte coletivo, junta-se aos nossos esforços em prol dos usuários de ônibus, da melhoria da qualidade de vida no transporte e da proteção à mulher. É uma satisfação ver a nossa marca como protagonista desse movimento, contribuindo especialmente com elas, além do ecossistema do transporte responsável e com a sociedade como um todo”
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