Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se24/10/2024
O Congresso Nacional realizou, dia 23 de outubro, uma sessão solene no Plenário do Senado Federal para celebrar os 70 anos da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O evento contou com a participação de representantes do setor de transporte e logística do Brasil, de presidentes de federações associadas à CNT e dos Conselhos Regionais do Sest Senat, além de senadores, deputados federais e membros dos poderes Executivo e Judiciário. A sessão foi conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, que dividiu a mesa com o presidente da CNT, Vander Costa; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e alguns senadores.
Pacheco destacou que uma democracia forte depende da presença de entidades que representem legitimamente os interesses dos setores econômicos da sociedade. “A Confederação realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas e de passageiros, apresentando soluções para os transportadores, para a sociedade e para o governo. Ao longo de sua história, a CNT tem sido uma importante parceira do Congresso Nacional, trazendo inúmeras contribuições para os debates que aqui se desenvolvem sobre temas relacionados ao setor”, afirmou Pacheco.
Vander Costa ressaltou a relação da Confederação com o Congresso Nacional, baseada em princípios republicanos, diálogo aberto e cooperação mútua. “Como interlocutora principal das demandas do setor transportador, nossa missão tem sido contribuir, de forma efetiva, para a formulação de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do transporte e, por consequência, o fortalecimento da economia nacional”, disse. Costa aproveitou a cerimônia para entregar a Rodrigo Pacheco uma placa comemorativa do bicentenário do Senado e um exemplar do livro “CNT: 70 anos pelo Brasil”.
O ministro Gilmar Mendes destacou a relevância do transporte para o desenvolvimento da economia nacional. “O Brasil é um país, nunca é demais relembrar, com 8.514.876 quilômetros quadrados. É, portanto, o quinto maior país do planeta [em extensão territorial]”, disse. Segundo ele, isso, por si só, já seria suficiente para compreender a essencialidade do transporte para a sociedade. “Hoje é um dia para comemorar, mas, sobretudo, para que nós abramos perspectivas de desenvolvimento que tragam mais crescimento para o Brasil”, enfatizou.
O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, falou do papel fundamental da CNT para o desenvolvimento socioeconômico, enfatizando sua atuação estratégica nas políticas de transporte, que fortalecem a ligação entre o setor produtivo e a sociedade. Ele ressaltou que a Confederação deve continuar no centro da busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.
Ao final da cerimônia, os participantes visitaram a exposição “Transporte, o Setor que Move o Brasil – CNT 70 Anos”, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, que encerrou no dia 24 de outubro. A mostra, por meio de textos, fotos e vídeos, narra a trajetória de conquistas e desafios da Confederação.
Deixe um comentário