Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se10/04/2025
Tecnologia visa coibir fraudes no uso do Bilhete Único Intermunicipal e garantir mais segurança nas viagens complementares
Mais de 110 vans intermunicipais que circulam pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro já contam com validadores biométricos para aumentar a segurança de viagens e coibir irregularidades em benefícios tarifários e integrações de modais de transporte. A tecnologia, conhecida dos passageiros em ônibus intermunicipais, começou a ser instalada de forma gradual na frota complementar fluminense em janeiro deste ano, e o objetivo é que todas as viagens a partir de outubro já contem com o aparelho.
Foto: Detro
“Além de cumprir um Decreto Estadual, a medida nos permite verificar, em tempo real, se o passageiro é o titular do cartão, que é pessoal e intransferível. Lembrando que emprestar ou vender os créditos do benefício concedido pelo Governo do Estado é ilegal. Essa é a grande importância da iniciativa. Precisamos combater práticas irregulares e destinar o benefício a quem realmente precisa e tem direito. Até outubro, todas as vans já vão estar equipadas, trazendo mais segurança para todos”, destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
O calendário de implementação montado pelo Detro-RJ e Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) divide a frota de vans intermunicipais fluminense em dez lotes distintos, cada um contendo entre 50 e 60 veículos que devem comparecer a oficinas parceiras da RioCard no período estipulado para providenciar a instalação do validador. Os primeiros desses lotes são referentes à Região Metropolitana devido à quantidade de linhas e passageiros atendidos, mas todas as linhas de vans do estado terão a tecnologia como meio de verificar, principalmente, se o uso do BUI obedece às regras em vigor.
No lote iniciado nessa última quinta-feira (06/03), o terceiro desde o início do cronograma, constam veículos das linhas M509 (BOA ESPERANÇA – RIO DE JANEIRO); M527 (RIO DE JANEIRO – PARQUE SÃO VICENTE); M528 (RIO DE JANEIRO – PIABETÁ); M530 (QUEIMADOS – RIO DE JANEIRO) e M531 (RIO DE JANEIRO – RAIZ DA SERRA), todas saindo de cantos da Região Metropolitana com destino à capital do estado. Permissionários dessas linhas terão até o final deste mês para concluir a instalação.
Além disso, tanto permissionários quanto motoristas auxiliares estão passando por um curso online obrigatório sobre a biometria nos veículos, a fim de ajudar os passageiros a se adaptarem a nova tecnologia.
Fonte: Detro
Deixe um comentário