Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

Motorista produz miniaturas de ônibus: um novo negócio

Desde criança ele é um apaixonado por ônibus. Suas brincadeiras, quando menino, sempre estavam relacionadas a ônibus. Thiago Adriano de Souza Rodrigues, 35 anos, morador de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, fez da sua paixão sua profissão e sua arte.

O motorista da Bel Tour Turismo e Transportes, que atua no setor de fretamento, é também um artesão de mão cheia. Sua especialidade é a produção de miniaturas de ônibus. “Comecei a fazer miniaturas em 2019. Eu tinha visto muitas pessoas fazendo e vendendo nas redes sociais e resolvi tentar. Fiz as primeiras pra mim e acabou que alguns colegas da empresa começaram a me pedir pra fazer pra eles. Daí vi que dava certo o negócio e comecei a me aprimorar”, conta Thiago.

Thiago com o filho Caleb, de 6 anos

Para produzir uma miniatura, o motorista compra as maquetes prontas, de uma fabricante de brinquedos. Seu trabalho é remodelar a maquete, pintar, produzir a arte, adesivos etc. “Agora estou começando a elaborar uma maquete própria”, revela. As miniaturas de ônibus de Thiago são produzidas em três tamanhos – pequeno, médio e grande – e seus preços variam entre R$ 140,00 e 160,00.

Rodoviários, busólogos e empresas

A maioria de seus clientes é formada por rodoviários, tanto da empresa onde trabalha como de várias outras empresas Brasil afora. Ele também recebe encomendas de busólogos e de algumas mães, cujos filhos, assim como Thiago em sua infância, são apaixonados por ônibus. Alguns empresários também já compraram miniaturas feitas pelo motorista. O primeiro deles foi Eduardo Morgado, superintendente da Bel Tour. Foi ele, inclusive, quem deu a ideia de fazer um vídeo com Thiago sobre esse hobby, que se transformou em uma fonte de renda, para publicar no canal da empresa no Youtube. E foi assim que o Portal do Rodoviário tomou conhecimento do talento do motorista.

Entre as empresas que já adquiriram suas miniaturas de ônibus estão a Destak Transporte e Turismo e a RT Turismo. Mas, seus produtos também são apreciados em outros segmentos de negócio. Um de seus clientes é o Restaurante e Churrascaria da Nonna, em Aparecida do Norte, cujo proprietário tem o curioso hábito de colecionar, em miniaturas, os modelos de ônibus de turismo que visitam seu estabelecimento. “Ele tem uma exposição de miniaturas. A última compra dele comigo foi de miniaturas de todas as empresas do Espírito Santo”, conta Thiago.

De duas horas a 10 dias

Para fazer um desses miniônibus, independentemente do tamanho, Thiago pode levar de duas horas a 10 dias. “Quando o cliente pede algum modelo que eu já tenho a arte, o adesivo e o restante do material necessário prontos, é só pegar e montar. Aí levo de duas a três horas. Mas, se não tiver nada, se tiver que começar do zero, desde a arte gráfica, pintura, secagem, aí demora uns 10 dias”, explica.

Desde que iniciou esse trabalho, Thiago já produziu cerca de 100 miniaturas. A primeira foi de uma das empresas onde trabalhou e pela qual é apaixonado, a Alternativa e Turismo. Essa ele tem guardada até hoje. “Sou muito grato às empresas que me receberam e onde aprendi muito. Comecei na Auto Ônibus Fagundes, como manobreiro, fiz vários cursos e depois passei a motorista de transporte urbano por três anos e, em seguida, para o turismo. De lá fui para a Alternativa, depois para a Turispall Turismo e agora estou na Bel Tour”.

Eterno amor pela estrada

Thiago conta que adora dirigir na estrada, trabalhando como motorista de turismo. Durante anos, esse foi seu dia a dia. Hoje, principalmente para ficar mais tempo com seu filho, Caleb Frazão, de 6 anos, que vive com ele e seus pais, Thiago tem trabalhado com fretamento diário, transportando funcionários de uma empresa cliente da Bel Tour. Mas, confessa estar sentido falta da estrada.

“Sempre sonhei em ser motorista de ônibus. Quando criança, tudo meu virava ônibus, todas as brincadeiras. Eu montava volante, ficava fazendo barulho de ônibus, fingia ser motorista. Quando viajava, sentava na cadeirinha que tinha na frente e ficava observando. Ficava maluco. Eu tinha um caderno onde anotava as placas de ônibus que passavam na minha rua. E teve meu padrinho também, o Hércules, já falecido, que era motorista de ônibus e me inspirou. Onde ele estiver, deve estar orgulhoso do afilhado dele”.

Maior sonho já foi realizado

Quando questionado sobre seu maior sonho, Thiago não titubeia: “meu maior sonho já está realizado; ser motorista de ônibus”. Sobre o que ainda almeja para sua vida, ele responde que é expandir o trabalho com miniaturas. “Nesse ramo, os produtos são caros e não é fácil ter uma miniatura bem feita. Quero levar isso para as pessoas por um preço mais em conta”, revela.

Para os motoristas que estão iniciando a carreira, o conselho desse já veterano é simples: o maior segredo, em qualquer área, é fazer o que gosta e fazer com amor. Isso é o essencial. Depois disso, ser sempre humilde e escutar o que as pessoas têm a dizer, porque você sempre vai aprender. E é aprendendo que a gente chega a algum lugar. Tem que ter humildade para saber a hora de ouvir e a hora de falar. Cada dia a gente aprende alguma coisa. Eu tenho um amigo, Rafael de Oliveira, também motorista, que me disse que nós precisamos sempre ter uma pessoa para nos aconselhar. E ele é essa pessoa pra mim, se tornou meu padrinho. Ele me ensinou muita coisa, assim como ”, conta. “Porque ser motorista não é só sentar na poltrona, cambiar o carro, sair dirigindo e parar no ponto para o embarque e desembarque dos passageiros. Tem que saber da responsabilidade de estar conduzindo pessoas, tem que ter humildade para aprender cada dia mais”, completa.

No final da entrevista para esta matéria, Thiago agradeceu mais uma vez às empresas onde trabalhou e à empresa onde atua hoje e, principalmente, às pessoas que o ajudaram, como os profissionais da equipe de Recursos Humanos da Bel Tour.  “Pra mim é surreal o que eu estou vivendo. A lágrima chega a descer porque é uma emoção muito forte poder mostrar pra todo mundo a minha felicidade de ser realizado no que eu sou. Quem consegue isso é um privilegiado”.

 

Para encomendar uma miniatura, entre em contato com Thiago através das suas redes sociais (Instagram: @thiagosouzaadriano e Facebook: thiagosouza Adriano)
ou pelo WhatsApp: 21-991054964.

8 respostas para “Motorista produz miniaturas de ônibus: um novo negócio”

  1. Thiago Adriano de Souza Rodrigues disse:

    Só gratidão por tudo isso
    Quero aqui agradecer a todos os envolvidos a me proporcionar essa alegria
    Obrigado

  2. Thiago Adriano de Souza Rodrigues disse:

    Ainda agradecimento não esquecendo da empresa Turispall Turismo de Itaboraí o meu melhor amigo e companheiro de estrada ( Sami matiliano ) que muito me ajudou e me aconselhou junto do amigo ( Rafael de Oliveira ) assim como meus ex patrões Eder spall e Marcelo spall da empresa Turispall Turismo onde eu fiz s melhoras viagens de turismo e aprendi muito com essas pessoas que esquecemos de mencionar no incrível documentontrio acima vcs também são parti disso

  3. Leonardo disse:

    Top demais

  4. Claudia Monteiro disse:

    Parabéns por essa material. Conheço Thiago,realmente ele é um artista. Meu ônibus ficou melhor que eu imaginava. E como profissional,ele é super responsável.

  5. João Magno disse:

    Rapaz, que matéria interessante, porém, tenho uma particularidade, fui um dos poucos a saber desses sonhos ” Ser Motorista, ser empreendedor e outros… “, Te ver realizar seus sonhos é de imenso prazer e satisfação, afinal, não são todos que tem o morto como objetivo e o alcance.

    Parabéns Irmão, por ser o profissional que tanto imaginava, parabéns por realizar o que tanto sonhou. Sou suspeito, mas, não podia deixar comentar. Sucesso

  6. Beatriz Lima disse:

    Já o conhecia como motorista e faz isso com muito louvor !
    Um excelente profissional.
    E a arte então maravilhosa !
    Parabéns Thiago !

  7. Tiago Moura dos Santos disse:

    Profissionais do volante o meu orgulho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.