Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news
Cadastre-se16/08/2024
A Viação Ideal realizou, entre 16 a 26 de julho, a primeira etapa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), voltada para os motoristas e que tratou de temas essenciais para a segurança, bem-estar e atualização profissional. Segundo a coordenadora do setor Jurídico e de Compliance da Ideal, Maria Aparecida Dutra, outras fases da Sipat serão realizadas ao longo do ano para atender todos os colaboradores.
A palestra “Essência da Ideal e principais benefícios” foi ministrada pela gerente de Recursos Humanos, Amanda Santos, que falou sobre a história da empresa, reforçando a missão, a visão e os valores Institucionais, bem como a cultura organizacional. Amanda destacou que cada motorista deve carregar o nome e os pilares da organização, dentro e fora dos ônibus. A gerente também falou sobre os principais benefícios oferecidos pela Ideal a seus colaboradores, como: vale alimentação, plano odontológico e descontos em universidade. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre adiantamentos e férias.
O técnico de segurança Rodrigo falou sobre “Procedimentos de segurança”, abordando ações preventivas, itens de segurança e ergonomia. Ele também orientou sobre o que fazer em caso de incêndio e destacou que o bem mais importante é a vida, enfatizando a importância de seguir as medidas de segurança corretamente. Já o tema “Equipamentos e relatórios” foi levado pelo instrutor Jorge, que explicou como preencher corretamente os relatórios internos. Ao lado da integrante da equipe de manutenção, Mariana, orientou sobre o sistema de regeneração dos automóveis com a tecnologia Euro 6.
Outro importante assunto em pauta na Sipat foi “Escalas e procedimentos internos”. Coube ao gerente de operações, Claudio Tosta, sanar as dúvidas da equipe de operação sobre escalas, preenchimento de nota dos veículos, procedimento nos casos de avarias, reforço na importância da segurança no trânsito, respeito à sinalização, uso correto dos validadores, cumprimento do itinerário e atendimento ao cliente. Tosta também falou sobre eventos externos que afetarão a operação da empresa nos próximos meses e esclareceu questões sobre o novo sistema de bilhetagem da cidade do Rio, o Jaé.
A coordenadora do Jurídico e Compliance, Maria Aparecida Dutra, ministrou palestra sobre “Normas e diversidade”. Ela mostrou o passo a passo para acessar o Canal de Denúncias interno e realizou o treinamento sobre os temas: Evitando Fraudes, Anticorrupção, Respeito à Diversidade e Direitos Humanos. Maria também abordou assuntos como Assédio e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ela destacou, ainda, a importância das certificações em Compliance e Antissuborno, conquistadas em janeiro passado pela Ideal.
A direção da empresa participou do evento, tirando dúvidas e fazendo o alinhamento dos temas, demonstrando assim o comprometimento de todos com os preceitos do Compliance e da prevenção de acidentes. No final, aproveitou para parabenizar os participantes pelo Dia do Rodoviário. “Foi um seminário de muito aprendizado e uma oportunidade para reafirmar o compromisso da Ideal com a segurança no ambiente de trabalho e a tranquilidade no trânsito”, disse Maria Aparecida.
Deixe um comentário