07/05/2025
A União Transporte Interestadual de Luxo (UTIL), empresa integrante do Grupo Guanabara, recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar uma nova linha interestadual entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ), no transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de autorização.
A liberação foi formalizada por meio da Decisão SUPAS nº 472, de 8 de abril de 2025, publicada nesta terça-feira (15). A medida, assinada pela Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), concede à UTIL o Termo de Autorização (TAR) nº MGRJ0265114 para operar o trecho.
A concessão levou em conta que os mercados atendidos já eram previamente autorizados à empresa. A UTIL terá até 30 dias, contados do início da vigência do TAR, para iniciar a prestação dos serviços, podendo prorrogar esse prazo uma única vez por igual período, desde que haja justificativa. O descumprimento desse prazo pode resultar na revogação do termo.
A ANTT proíbe a operação da linha com seções em municípios diferentes dos estabelecidos no termo autorizado. A decisão também prevê as hipóteses em que o TAR poderá ser extinto, incluindo alteração das condições de operação, renúncia pela empresa, nulidade por ilegalidade ou cassação por infrações graves ou perda dos requisitos necessários.
Deixe um comentário