Para participar das promoções, concursos e receber as nossas news

Cadastre-se

24/03/2025

Idosos passam a embarcar nos ônibus pela porta da frente em Petrópolis

Segurança ao embarcar no ônibus pela mesma porta de acesso de todos os passageiros, autonomia para o idoso e melhorias no planejamento das viagens, são algumas das vantagens do “Embarque Seguro”. Desde o dia 23 de março, idosos acima de 65 anos passaram a utilizar a roleta dos ônibus, embarcando pela porta da frente, em Petrópolis, apresentando apenas um documento de identidade com foto.

A mudança foi apresentada ao Comutran e já conta com a autorização do órgão público gestor. Cerca de 40 pessoas vêm sendo contratadas e devidamente treinadas, para orientar e auxiliar os passageiros nos principais pontos de ônibus do município. O “Embarque Seguro” não vai interferir nos direitos já assegurados a esse público, como os assentos prioritários e a apresentação de um documento de identidade com foto, que comprove a idade, para passar pela roleta.

Segundo o Setranspetro, além da contratação de pessoas para o mutirão, que estará espalhado em pontos estratégicos da cidade, líderes e representantes de operação das empresas de ônibus passaram por treinamento sobre a iniciativa para que pudessem passar todas as instruções necessárias aos rodoviários. O Sindicato também enviou release para a imprensa, disponibilizou cartazes e busdoors nos coletivos, panfletos nos pontos de ônibus e posts em suas redes sociais.

O embarque pela porta da frente é uma realidade em diversas regiões do país, como no município do Rio de Janeiro, além de outras cidades da Região Metropolitana do Estado. Há muito tempo, essa medida vem gerando benefícios e mais segurança durante as viagens nesses locais. Ao seguir o exemplo de outras cidades com os idosos passando pela roleta, o Setranspetro garantirá dados mais precisos quanto ao número de passageiros transportados e poderá planejar melhorias no serviço, levando em consideração os horários e a quantidade total de passageiros em cada deslocamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas